“Paraíso das Compras” ou “Capital da Porcelana”? Não importa, tenha o apelido que for, Pedreira é hoje um dos locais mais aprazíveis – e visitados – do Circuito das Águas Paulista. A natureza exuberante foi bondosa com Pedreira, mas foram os homens, em especial os italianos, que acabaram dando o tom da vocação à cidade com a primeira indústria de cerâmica, lá no início do século XX. Com o tempo outras fábricas foram se estabelecendo no local e logo outros serviços foram sendo puxados pelas necessidades de seus moradores, mas também de seus visitantes, que logo descobriram que a cidade é uma das melhores opções do país para fazer compras para casa. Aliás, chegaram e descobriram muito mais do que isso.
Cidade acabou tornando-se multivocacional para o turismo
Mais de três centenas de lojas, ateliês e indústrias de porcelana fazem jus às alcunhas da cidade, afinal quem chega em Pedreira encontra todo um comércio especializado para a casa voltado para as necessidades dos clientes. Aberto todos os dias da semana, são estabelecimentos de todos os portes e estilos, dos mais sofisticados aos mais rústicos, da porcelana branca ou dourada à diária, de espelhos, tecidos e cestarias aos acabamentos para quem está construindo ou reformando. Chegar em Pedreira é imaginar sua casa inteira de roupa nova em um piscar de olhos.
Fé e história unem-se para contar o passado
Mas chegar a Pedreira é também deparar-se com um reduto de fé e devoção, que se espelha na Igreja Matriz de Santana, as capelas de Nossa Senhora da Conceição e do Bom Jesus, no Complexo Turístico do Morro do Cristo com sua Via Sacra e na imagem do Cristo Redentor, de onde se tem uma vista privilegiada e belíssima de toda a cidade.
E é, também, ter um encontro com o passado, no Museu da Porcelana, no Museu Histórico, nas próprias igrejas e capelas centenárias, na Casa do Coronel João Pedro de Godoy Moreira (fundador da cidade), na Casa do Padre Alexandrino e no Monumento da revolução Constitucionalista de 1932, local onde os soldados implantaram suas trincheiras. Chega a ser emocionante sentir a aura de passado tão presente.
Quer aventura? Pedreira também é o lugar certo
Quem logo chega à Pedreira e encontra a bucólica paisagem da cidade cortada pelo imenso Rio Jaguari nem imagina, mas o local é um dos melhores do estado para o turismo de aventura. O próprio Rio Jaguari corta a natureza exuberante da região da Serra da Mantiqueira formando ilhas e corredeiras, o que, além de um belíssimo espetáculo, é também um sonho para os acqua riders e pescadores de plantão. Ao redor, trilhas para caminhadas de todos os níveis e cavalgadas incentivam a atividade física em meio ao ar muito puro e às incríveis e exuberantes flora e fauna.
É aventura que não acaba mais, e, é claro que vai dar fome – e então você vai descobrir mais uma vocação de Pedreira, a gastronômica. Basta pensar em um determinado tipo de comida e escolher entre as várias opções disponíveis na cidade, seja, churrasco, pizza, frutos do mar e até comida mineira. Mas se você quiser mesmo conhecer os sabores de Pedreira, a dica é não voltar para casa sem experimentar as delícias artesanais do campo, das quais você ainda pode aproveitar para conhecer todos os passos da produção: queijos, geleias, compotas, massa e licores.
Vá com calma e fique sem pressa
Por isso, se você procura um lugar para se distrair, relaxar e ainda equipar a casa a preços realmente muito bons, vá com calma e fique sem pressa, porque o que não falta é o que fazer em Pedreira. Tire vários dias para poder fazer tudo a seu tempo, descansando em hotéis e pousadas de todos os tipos e tamanhos, para casais, solteiros ou a família toda.
Visite Pedreira e conheça o seu próximo lugar preferido para passar as férias!