Fugir dos grandes centros e descansar em uma cidade pequena, encravada na Serra da Mantiqueira, em pleno Circuito das Águas Paulista, e que ainda é um dos maiores centros de comércio de artigos para a casa é um verdadeiro privilégio. Cada vez mais pessoas descobrem Pedreira, conhecida como a “Capital da Porcelana”, como o destino ideal para passar seus dias de lazer, nem que seja um simples final de semana. O lugar é tranquilo, mas não se engane, ele é cheio de oportunidades não só para transformar a sua casa, mas ecoturísticas, gastronômicas e culturais – tanto que, se você não se planejar direitinho, um fim de semana vai ser muito pouco tempo para conhecer tudo. Quer ver?
Dê início ao seu roteiro
A cidade “Paraíso das Compras”, como também é conhecida, fica a apenas 138 Km da capital São Paulo, ou seja, longe o suficiente para mudar completamente de ares e perto o suficiente para chegar lá rapidamente, com o maior conforto. Você pode planejar um final de semana sem fazer nada, só descansando, mas são tantas as atrações que vai ser difícil.
Por isso, vá preparado, a começar pelo comércio especializado: além de todo tipo de artigos em porcelana – dos mais sofisticados aparelhos de jantar aos mais populares bibelôs, de todas as cores, estilos e tamanhos – Pedreira oferece mais de três centenas de lojas de artigos para decoração e reforma ou construção. Os preços são tão bons que, além de deixar a casa de roupa nova, é muito provável que você ainda queira levar para revender.
O melhor do ecoturismo
Assim que você chegar já vai perder o fôlego com as belezas naturais do lugar, a 584 metros de altitude com as águas do Rio Jaguari de um lado e as montanhas da Serra da Mantiqueira de outro. O rio, que corta a cidade, avança criando cenários deslumbrantes entre ilhotas e corredeiras, em trilhas que você pode desvendar em caminhadas de diversos níveis, de bike ou a cavalo.
E não se preocupe se depois disso voltar para a cidade cheio de apetite: há uma grande infraestrutura gastronômica com restaurantes, bares, lanchonetes, pizzarias e churrascarias para todos os paladares, sem falar nas casas especializadas nos pratos típicos. À noite, os barzinhos da cidade revezam bandas que dão o tom da alegria com muita segurança e tranquilidade – tanto que outra grande atração são as bucólicas praças, onde os amigos se encontram sob o luar para colocar o assunto em dia. A paz da cidade do interior como pouco se vê nos dias de hoje.
Atrações histórico-culturais em cada esquina
Como cidade histórica fundada no século XIX, Pedreira ainda guarda lembranças físicas de seu rico passado, como a arquitetura em estilo gótico da Igreja de Nossa Senhora de Santana, padroeira da cidade, fundada em 1899 e uma das mais antigas testemunhas locais. Quem quiser aproveitar o inverno gostoso para curtir a cidade, que costuma ter muitas atrações culturais nessa época do ano, pode aproveitar para participar da grande festa em homenagem à padroeira, no dia 26 de julho.
No entanto, não é a igreja matriz a mais antiga de Pedreira, mas sim a Capela de Bom Jesus, construída em 1896 e cuja imagem de Jesus foi trazida da França pelo fundador da cidade. Dentre muitos outros pontos históricos, há ainda o Morro de Santo Cristo, onde em 1932 os soldados constitucionalistas fizeram suas trincheiras e que acabaram tornando-se os primeiros acessos ao local, que só foi urbanizado em 1980. Interessante é que o lugar tornou-se um complexo turístico, inclusive com as estações da Via Sacra.
Imperdível também é o Museu da Porcelana, que não só conta a história de como a cidade se transformou no maior polo do gênero do país a partir de sua primeira fábrica em 1914, como uma mini fábrica mostra em detalhes todo o processo de fabricação. Mas estas são apenas algumas das atrações históricas, porque chegando lá você vai descobrir muitas outras coisas interessantes, como o Museu Municipal, o Casarão Real de Pedreira, a Feira de artesanato e o Observatório Astronômico, por exemplo, só para citar alguns.
Para descansar depois de tanta atividade, recarregar as baterias para o dia seguinte e depois reunir coragem para voltar para casa, hotéis e pousadas aconchegantes o aguardam deportas abertas.