Quem pensa que em cidade do interior não tem nada para fazer é porque não conhece Pedreira, a “Capital da Porcelana”. O local, que fica a cerca de duas horas de São Paulo capital e a apenas 30 minutos de Campinas, vê o turismo crescer a cada ano, alavancado pelas centenas de pessoas que chegam atraídas pelo seu comércio especializado em produtos para a casa e acabam descobrindo que Pedreira tem muito mais a oferecer. O melhor, é que no clima de paz e tranquilidade, você encontra de tudo um pouco: turismo de compras, ecológico, de aventura, rural, histórico, gastronômico e o mais puro lazer das noites sob o céu incrível da Serra da Mantiqueira. Veja as dicas de turismo em Pedreira que o “Visite Pedreira” separou para você.
Paraíso das Compras
O nome, que na verdade é outra alcunha da cidade, refere-se às centenas de lojas espalhadas pelo Centro e arredores especializadas em artigos para a casa. O ponto forte é a porcelana, claro, em suas mais diversas formas, funções e cores, afinal hoje a cidade é responsável por 50% de toda a porcelana produzida no país. A dica ir com um tênis bem confortável para andar bastante e conhecer tudo o que lojas comuns, lojas de fábrica, ateliês e a Feira de Artesanato têm a oferecer.
Mas o turismo de compras em Pedreira abrange praticamente tudo para a casa, indo bem além das louças, cerâmicas, porcelanas e faianças, como artigos em MDF, móveis, tecidos, gesso, artigos de acabamento enfim, uma infinidade de coisas que são o paraíso de quem está construindo ou reformando. Além disso, os preços são tão bons que a viagem pode acabar se pagando, já que muita gente lota os carros de artigos para revenda, tendo um ótimo lucro.
Ecologia e História
Encravada na Serra da Mantiqueira, em pleno Circuito das Águas Paulista e cotada pelo majestoso Rio Jaguari, Pedreira tem paisagens de tirar o fôlego, oferecendo muitas opções para quem gosta de aventuras ecológicas. São caminhadas, cavalgadas, pescarias, trilhas de todos os níveis e até passeios de bicicleta em meio a muito verde. O turismo rural também está presente nas antigas fazendas, das quais muitas ainda mantêm sua produção ou tornaram-se pousadas e restaurantes, nos quais é possível conhecer de perto a produção de algumas delícias da terra. Mas se passado e presente convivem harmoniosamente em fazendas, chácaras e sítios, o mesmo acontece no Centro, onde prédios históricos contam um pouco dos caminhos trilhados pela cidade.
É o caso da Igreja Matriz de Nossa Senhora de Santana, construída em estilo gótico em 1899, com fachada e vitrais que descrevem passagens bíblicas; a Capela do Bom Jesus, a igreja mais antiga da cidade, erguida em 1896; o prédio da Prefeitura, antiga casa do pai do fundador da cidade, coronel João Pedro de Godoy, construída em 1934; o Morro do Santo Cristo, que refaz os passos da Via Sacra; e o Museu da Porcelana, claro, onde uma mini fábrica mostra a produção bem de pertinho, entre muitas outras atrações.
Festas
O calendário de festas de Pedreira também é generoso, a começar pela principal delas, dia 26 de julho, em homenagem à padroeira da Cidade, Nossa Senhora de Santana. Entre as comemorações merece destaque uma das grandes tradições locais, a Procissão do Fogaréu, a única do gênero do Brasil e a terceira maior do país, podendo chegar a reunir ais de 500 pessoas. Nela, os participantes encapuzados carregam tochas acesas simbolizando a captura de Jesus no Jardim das Oliveiras. Ao longo do evento são encenadas várias partes da vida de Cristo, da juventude até a sua crucificação.
Mas durante todo o ano o calendário é recheado de comemorações. Todo primeiro sábado de janeiro acontece a Folia de Reis em comemoração ao Dia dos Reis Magos; em fevereiro é a vez da Festa do Milho, com apresentações folclóricas e muitos pratos à base do alimento; após as comemorações do carnaval acontecem as relativas à Semana Santa, com a encenação da Paixão de Cristo e a Via Sacra.
Em maio é a vez da Festa da Mandioca, a Festa de Santa Rita; em julho a Cavalaria de Santana ainda como parte das comemorações à padroeira; em agosto os Festivas de Pipa e Papagaio; em setembro, em comemoração à chegada da primavera há vários passeios ecológicos; em outubro a Bênção aos Animais e o Desfile Cívico pelo aniversário da cidade; e em dezembro a inauguração da decoração de Natal.
Gastronomia e vida noturna
A qualquer hora do dia ou da noite você pode contar com o prato que você escolher para satisfazer seu paladar: os restaurantes de Pedreira revezam-se entre os pratos típicos, comida mineira, japonesa, massas, pizzarias, churrascarias, lanchonetes e cafés. À noite, nada como descansar conversando com quem você ama em um barzinho enquanto aproveita o embalo de bandas que tocam da MPB ao rock – e aproveite para saborear alguns dos famosos petiscos da cidade.