Louças novas a postos, mesa impecável e ambiente caprichado: nada como um bom jantar entre amigos para colocar as novidades em dia e estreitar ainda mais os laços. No entanto, para tudo sair perfeito não bastam as porcelanas saírem do armário, é preciso também definir que tipo de serviço será usado no evento. Sim, porque cada ocasião tem sua característica, grau de formalidade e modelo de buffet. Conheça os tipos de serviços mais usados e qual deles mais se encaixa no seu jantar para os amigos.
À francesa
É o tipo mais sofisticado, reservado para as ocasiões formais, como casamentos, noivados, recepção a convidados estrangeiros ou jantar de negócios. Os lugares à mesa são marcados com porta cartões (placement) e o serviço é feito por garçons que devem ter bastante experiência, servindo à esquerda com os cabos dos talhes sempre voltados para o convidado e nunca tocando em qualquer um deles.Retirados pela direita, os pratos são trocados com frequência (para entrada, saladas, prato principal e sobremesa) por isso é recomendável ter bastante porcelana disponível. Café, licores, chocolates e petit-fours devem ser servidos em mesa à parte.
Empratado
Neste tipo de serviço os convidados também devem ter lugares à mesa mas os pratos já vêm montados da cozinha, também servidos pela esquerda e retirados pela direita. Um diferencial é colocar pequenos e charmosos menus descritivos para que os convidados tenham conhecimento e, caso haja algum prato que não coma, como à base de carne ou porco, por exemplo, o convidado possa pedir uma outra opção constante do menu.
Menu degustação ou volante
Queridinho da atualidade, o menu degustação é um dos mais charmozinhos, principalmente pelas louças caprichadas em miniatura que abrigam as comidinhas super bem elaboradas, bonitas e gostosas, as fingerfoods. A ideia aqui é priorizar a integração dos convidados, mantendo a circulação dos garçons com um coquetel, a princípio, e depois os pratos principais e sobremesas em porções reduzidas. O cardápio deve ser elaborado de forma que os convidados não precisem cortar nada, como penne ao funghi, escondidnhos, risotos, ou menu temático, como comidinhas tailandesas ou japonesas. O charme fica conta da elaboração dos mini pratos e também da porcelana especial, como mini caçarolas, bowls, taças, potes e uma infinidade de louças em miniaturas dos mais diversos formatos e cores.
À americana ou buffet
É muito utilizado quando não há lugar suficiente à mesa para todos os convidados: a louça e a comida são dispostos em uma mesa onde os convidados se servem à vontade. As principais características são a informalidade e a praticidade, já que dispensa garçons – mas o ideal é que haja alguém responsável pela colocação e reabastecimento das travessas, pratos e talheres limpos.
À brasileira
Convidados e travessas à mesma mesa, você pode optarpor garçons fazendo o serviço ou deixar que os próprios convidados se sirvam. A mesa deve ser posta de forma caprichada, seguindo a ordem de entrada (fria ou quente), prato principal e acompanhamentos, e sobremesas. A pessoa que abastecer a mesa deve estar impecável e fazer a troca constante de objetos sujos ou inadequados para aquele alimento, como copos, talheres e pratos.
Dica: na hora de compor a mesa que abrigará também convidados, os arranjos de flores não devem ser altos o suficiente para barrar a visão de quem está à frente.
Seja qual for o serviço escolhido, não esqueça de oferecer requinte nos detalhes: além de tudo muito bem limpo e higienizado, surpreenda com porcelanas bonitas e combinações personalizadas.
Você encontra todos os estilos de louças no Guia do Visite Pedreira, que traz as melhores lojas, fábricas e artesãos da Capital da Porcelana.