NOTÍCIAS voltar

Veja como comprar móveis certos para a sua sala

Publicado por: Visite Pedreira | Data: 24/08/2016
Veja como comprar móveis certos para a sua sala

Se você está construindo, se mudando para um novo apartamento ou simplesmente decidiu que já está mais do que na hora de mudar a decoração da sala, com certeza vai querer aplicar muito bem o seu dinheiro fazendo o melhor investimento possível. E, para isso, independentemente do estilo escolhido, você precisa saber como comprar os moveis certos.

Claro, eles devem ser boa qualidade e ter um preço justo, mas hoje o comércio especializado em decoração oferece tantas opções que é comum ficar em dúvida em relação aos modelos. Não esqueça que o que tem determinado efeito na loja, pode ter outro completamente diferente quando chegar na sua sala. Veja então algumas dicas infalíveis para você comprar os móveis certos para a sua sala.

Anote todas as dimensões

Vários fatores influenciam no efeito que sofás, mesas, cadeiras, poltronas e aparadores, por exemplo, terá no seu ambiente: luminosidade, espaço entre os elementos, altura do pé direito e o tamanho total do cômodo, é claro. Então o primeiro passo, antes mesmo de sair de casa, é anotar todas as medidas da sua sala. Se for possível, faça um pequeno esboço, marcando os locais das portas e janelas e o tamanho das paredes entre elas – assim você tem mais noção do espaço livre que você tem para trabalhar.

Qual o efeito que você deseja?

Agora pare, olhe bem para o espaço que você tem e pense qual é a sua meta com a nova decoração? Um espaço formal, que fique a maior parte do tempo arrumadinho porque você mal vai usar; informal e muito confortável porque você adora receber os amigos e que eles se sintam em casa; colorido, que pareça sempre um dia ensolarado; monocromático para jogar com pequenos pontos de cor nos acessórios; multiuso, porque a sala vai ser palco de muitos eventos diferentes ou faz parte atuante do dia a dia; clean, com muitos espaços e tons pastéis; ou com todas as suas lembranças de viagens e itens queridos quedão uma atmosfera intimista?

Defina um ponto central

A decoração da sala deve partir de um ponto central, a redor do qual os móveis serão arranjados. Pode ser uma lareira, uma porta balcão que se abra para a varanda, uma coluna ou uma parede com obras de arte, por exemplo.

Pense na circulação das pessoas

Analise o caminho entre as portas e também a sua abertura e procure delimitar os espaços máximos que cada móvel poderá tomar sem atrapalhar a passagem. Por exemplo, se você vai colocar uma mesa de jantar, o espaço entre o encosto da cadeira, devidamente afastada da mesa como se houvesse alguém sentado nela, e a parede deve ter 60 cm.

Da mesma forma, o tamanho do tampo da mesa deve ser de acordo com o número de cadeiras. Use como base uma mesa para quatro pessoas: 90 cm de diâmetro para as mesas redondas, e 120 cm x 60 cm para as mesas retangulares. Para oito pessoas elas devem ter 180 cm de diâmetro (redonda) e 120 cm x 240 cm (retangular).

Escolhendo o sofá

Ele é o foco principal da sala, certo? Mas lembre-se que você pode pensar fora da caixinha e não tem que colocar a tradicional combinação de dois ou três lugares mais duas poltronas. Inove, crie uma certa movimentação extra, ouse. Use, por exemplo, uma chaiselongue e pufes, ou dois sofás de dois lugares ou apenas um sofá de três lugares na parede maior e espalhe banquetas de tamanhos diversos e pufes.

Vale investir também em texturas e cores fortes, principalmente se o restante da sala for neutro. Você também pode comprar várias mantas e usá-las para mudara cor do sofá sempre que der vontade. O importante é que ele deve estar de acordo com o tamanho da sala, manter a circulação livre e responder à proposta da decoração (formal, informal, multiuso etc).

Na dúvida, não entulhe

Se você ficar na dúvida se vai ou não ficar bom, pare, reformule, analise bem – é melhor ir decorando aos poucos do que comprar tudo de uma vez e entulhar a sala. Aproveite alguns truques para dar leveza e funcionalidade ao ambiente, como espelhar uma das paredes principalmente se o ambiente for pequeno, usar pequenas mesas de apoio que deem conforto aos usuários sem ocupar muito espaço, se possível use um aparador nas costas do sofá para acessórios ou apoio em dias de festa, crie uma iluminação especial com luz indireta (abajures, arandelas e até fitas de led embutidas em sancas). Assim você pode destacar alguns cantinhos com plantas ou obras de arte, por exemplo, criando um clima muito gostoso e íntimo.

De olho nos números

- Para incentivar a integração, os lugares sentados devem ficar distantes no máximo 2 metros um do outro.

- Cada lugar sentado deve ter 1 candeeiro e um ponto de apoio.

- Mesas de apoio não devem ser mais altas do que o braço do sofá ou poltrona

- A mesa de centro deve distar do sofá entre 50 cm e 90 cm e não deve ser mais alta do que os assentos.

- Entre a TV e o sofá deve haver pelo menos 2 m de distância.

Agora que você já sabe como escolher os melhores móveis para a sua sala, valorize seu investimento comprando itens de qualidade a um preço justo. Em Pedreira você encontra muitas opções para montar a sala do seu sonho.